O nosso património

Mostramos aqui os encantos da nossa Vila!

Praia da Terra Estreita

Praia da terra estreita

A Praia da Terra Estreita é uma praia marítima situada na freguesia de Santa Luzia, concelho de Tavira, em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Localiza-se na Ilha de Tavira, a oeste da Praia das Quatro Águas e a leste da Praia do Barril, num ponto em que ocorre um estreitamento do cordão arenoso da ilha barreira. Dispõe de apoios de praia durante o período balnear.

Igreja

Igreja construída no séc. 20 com projecto do arquitecto Manuel Gomes da Costa (nascido a 1921), marcada por composição característica do Movimento Moderno do pós-guerra.

Igreja de Santa Luzia
Ria Formosa

Parque natural da ria formosa

O Parque Natural da Ria Formosa abrange uma área de cerca de 18400 ha, distribuídos ao longo de 60 km de costa que compreende o território do Ancão à Manta Rota.

Com cerca de duas centenas de espécies documentadas, a Ria Formosa alberga aves migradoras oriundas do centro e norte da Europa para além de ser local de nidificação para muitas outras.
 
A Ria Formosa é uma área protegida pelo Estatuto de Parque Natural, desde 1987, foi eleita, em 2010, como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, é também considerada um ecossistema de grande importância, não só a nível regional como nacional e internacional.

Cemitério de Âncoras

Âncoras da antiga frota de pesca de atum, este local, pela quantidade de âncoras passou a ser conhecido pelo cemitério de âncoras.

Cemitério de Âncoras da praia do Barril
Comboio de transporte para a praia do Barril

Comboio da praia do Barril

O comboio da Praia do Barril é uma ferrovia turística sazonal de bitola de 600 mm (sistema Decauville) que liga o cais frente a Pedras d’el Rei à Praia do Barril (na Ilha de Tavira, Portugal) ao longo de um trajecto de 1 km.

A linha foi construída com o objectivo inicial de servir a antiga armação de pesca do atum localizada na Praia do Barril, existente por volta dos anos 1920.

Oliveira Centenária

Sabia que pode encontrar em Pedras d'el Rei um dos seres vivos mais antigos de Portugal?

. Trata-se de uma Oliveira com mais de 2200 anos de idade.

. Apresenta uma copa com altura superior a 10mts, diâmetro superior a 12mts e são necessários 6 pessoas para abraçar o perímetro do tronco principal.

Árvore Milenar Pedras del Rei